O que é o PRODOCÊNCIA UnB

segunda-feira, 30 de maio de 2011
Apresentação




O projeto foi contemplado pelo Edital Capes/MEC 028/10, que leva em conta as demandas do professor no Brasil atual para construir, colaborativamente, propostas de formação a serem implementadas nos currículos das licenciaturas, dando continuidade parcial às experiências obtidas no PRODOCENCIA 2008/2010. Ele pretende fortalecer a prática como eixo articulado nos cursos de formação docente, em um processo cíclico de ação- reflexão-ação, no qual a inserção nos campos de trabalho é fonte de questões para nortear ações formadoras nos percursos dos licenciandos. Propomos também criar um grupo de trabalho interdisciplinar com professores de diferentes áreas (Pedagogia, Sociologia, Artes Visuais, Artes Cênicas, Letras, Música e Ciências Naturais) com o objetivo de estudar a relação entre as demandas de perfil dos professores para atuar no ensino básico e as propostas dos cursos de formação de professores na UnB, construindo possibilidades e propostas complementares ou alternativas.


Objetivos do Programa

Objetivo Geral

Compreender e qualificar a profissão docente em todos os âmbitos por meio de um processo colaborativo, tendo a prática docente como eixo norteador no diagnóstico e enfrentamento das fragilidades e potencialidades dos cursos de formação de professores da Universidade de Brasília.

Objetivos Específicos:
• Diagnosticar o perfil dos cursos de Licenciaturas da UnB bem como as causas da baixa demanda e da alta evasão de alguns cursos de Licenciatura da UnB;
• Estabelecer políticas e ações reais de projetos inter e trans disciplinares com trabalhos colaborativos entre docentes, discentes e professores da rede escolar;
• Oportunizar diálogo, reflexão e troca de experiências no longo prazo entre professores dos cursos de licenciatura com a criação de grupo de estudos colaborativos das licenciaturas a partir das questões surgidas na prática docente dos licenciandos, em ambientes presenciais e virtuais.
• Inserir e guiar o licenciando de início de curso na docência da educação básica, estabelecendo políticas de integração com o Ensino Médio, estimulando, também, a procura pelos cursos de Licenciatura da UnB;
• Fomentar e difundir experiências pedagógicas inovadoras e criativas em todos os níveis (ensino básico e superior), incluindo aqueles desenvolvidos em ambientes virtuais;
• Propor mecanismos de valorização dos docentes que atuam nas Licenciaturas e da qualificação dos cursos de formação de professores;
• Desenvolver possibilidades de práticas docentes para serem usados nas propostas curriculares dos cursos de Licenciatura da UnB.

Estratégia de execução do projeto

O projeto parte das questões: que saberes ou repertório de conhecimentos são considerados necessários ao professor da educação básica, de acordo com os diversos atores envolvidos? Até que ponto e como esses saberes estão contemplados nas propostas curriculares vigentes nos cursos de Licenciatura da UnB? Que estratégias podem ser desenvolvidas para complementar, substituir ou instruir aquelas já vigentes?

Para responder a essas questões, o projeto prevê três fases:

1) Levantamento e análise de dados sobre os cursos de Licenciatura da UnB

2) Desenvolvimento de ações

3) Avaliação dos resultados com propostas de inserção curriculares.

O detalhamento de cada fase, e as atividades correspondentes a cada uma, são descritas a seguir:

Levantamento e análise de dados sobre os cursos de Licenciaturas da UnB

A primeira fase consta de elaboração de ferramenta para levantamento dos dados para responder à primeira questão. Se houver o profissional de psicologia nas escolas, este estará também incluído.
Pretendemos usar o survey de pequeno porte (BABBIE, 1999) , com aplicação de questionários para professores dos anos iniciais (até 5 anos) na rede de ensino básico pública, egressos de cursos de Licenciatura da UnB atuantes na educação básica pública e estudantes dos cursos de Licenciatura nos Estágios supervisionados.
Para os licenciandos participantes do projeto, a metodologia usada será a de Grupos Focais (FERN, 2001) . Para operacionalizar a coleta de dados, propomos um roteiro de questões e entrevistas semi-estruturadas para os alunos das escolas de ensino básico e médio.
O questionário será o instrumento para realização de enquete junto a três grupos de atores distintos:
• Professores das escolas;
• Licenciandos;
• Alunos dos ensinos médio e básico das escolas selecionadas.

No primeiro grupo, o dos professores das escolas, buscaremos, com a aplicação do questionário, levantar as impressões desses em relação ao exercício da prática docente e do estágio supervisionado dos graduandos da universidade no contexto escolar. Para o segundo grupo, o dos licenciandos, o foco será o levantamento de seus perfis, dos instrumentos pedagógicos usados por esses para abordar os conteúdos programáticos para seu público-alvo e avaliação da adequação de sua formação e conhecimentos da docência. Com relação ao terceiro grupo, alunos do ensino médio, o questionário servirá de instrumento para coletar suas impressões a respeito dos conteúdos e instrumentos pedagógicos aos quais têm acesso em sala de aula a partir do professor (licenciando).
O grupo focal, como ferramenta de coleta de dados qualitativos, será realizado junto aos licenciandos em diferentes momentos com o intuito de levantar informações sobre suas impressões, satisfações, insatisfações, dificuldades, desafios e perspectivas em relação à prática docente em si.
Entrevistas semi-estruturadas serão realizadas junto aos professores das escolas, alunos e licenciandos como uma forma de apreender, com mais profundidade, informações significativas a respeito dos objetivos específicos desta pesquisa.

Desenvolvimento de ações

A segunda fase consta das ações com grupos de professores de sete Licenciaturas da UnB: Ciências Naturais, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Língua Portuguesa , Pedagogia e Sociologia. Desenvolveremos nessa etapa três ações, a saber:
1. Criação de um grupo de trabalho formado pelos professores participantes dos projetos para acompanhar o trabalho dos bolsistas, tendo como objetivos:
a) Desenvolvimento de metodologia do trabalho e da pesquisa (diagnóstico);
b) Discussão e estabelecimento de referenciais teóricos sobre Prática de Ensino,
c) Estabelecimento de critérios para observação e acompanhamento dos alunos participantes do projeto;
d) Desenvolvimento de alternativas conceituais e didáticas para a formação de professores na UnB;
e) Acompanhamento de todo o projeto, em um processo cíclico de avaliação, revisões e propostas.
2. Inserção dos licenciandos nas escolas públicas de ensino básico acompanhados pelos professores da equipe. As ações específicas propostas por cada unidade encontram-se anexadas ao final deste projeto e serão acompanhadas pela Coordenação de Integração de Licenciaturas e pela Coordenação do Prodocência, no âmbito do Decanato de Ensino de Graduação da UnB.
3. Criação de um portal para:
a) Oportunizar fóruns de discussão;
b) Compartilhar experiências como aulas referência;
c) Divulgar as práticas de cada grupo.

Avaliação dos resultados com propostas de inserção curriculares.

A terceira fase consta da avaliação, reflexão e elaboração de propostas para o aprimoramento das licenciaturas da instituição, ancoradas a partir das seguintes questões:
a) Qual a relação entre as propostas curriculares vigentes e as necessidades dos professores na educação básica detectadas durante o projeto?
b) De que forma as experiências e reflexões vivenciadas neste projeto podem contribuir com as propostas curriculares de formação de professores na UnB?



Resultados esperados

1. Diagnóstico detalhado do perfil das Licenciaturas da UnB;
2. Desenvolvimento de alternativas de modelos de práticas docentes como referência para as 400 horas de práticas nos anos iniciais nos novos currículos;
3. Proposição de implementação de alternativas para a formação docente ausentes nas reformas curriculares já aprovadas;
4. Fortalecimento da relação comunidade escolar/universidade em uma perspectiva de melhoria da educação básica e dos cursos de licenciatura;
5. Criação de um núcleo de acompanhamento dos cursos de formação de professores da UnB, como local de encontro de professores de diferentes áreas interessados em refletir e propor ações para a qualificação desses cursos de licenciatura na Universidade
6. Integração e interlocução entre diversas unidades da UnB para questões de licenciatura;
7. Consolidação dos Laboratórios de Licenciatura das Unidades envolvidas
8. Desenvolvimento de metodologias alternativas de ensino nas escolas de ensino básico;
9. Inserção do licenciando nos anos iniciais do curso na realidade profissional.
10. Produção de materiais didático-pedagógicos para as escolas de ensino básico;
11. Fortalecimendo da identidade profissional de professor para os alunos em início de curso das Licenciaturas.



Informações extraídas da Proposta do Programa PRODOCÊNCIA 2011, aprovada pela CAPES.

Teste

sexta-feira, 13 de maio de 2011
Começando o blog doprograma Prodocência 2011 ;)