Sobre o programa

Programa Prodocência 2011
Licenciatura em Letras Português

O que é o programa Prodocência?

  • Programa Institucional de valorização e reestruturação dos cursos de licenciatura da Universidade de Brasília, que foi contemplado pelo Edital Capes/MEC 028/10.
  • Estão envolvidos alunos e professores de licenciaturas dos cursos de: Pedagogia, Sociologia, Artes Visuais, Artes Cênicas, Letras, Música e Ciências Naturais.

Ator institucional envolvido no projeto

  • Coordenação de Integração dos Cursos de Licenciatura da UnB (CIL), criada no âmbito do Plano de Reestruturação e Expansão da UnB (ato do DEG no. 14/2008).
  • Função: promover a integração dos cursos de licenciatura da UnB e coordenar ações e projetos que visem à melhoria dos cursos de licenciatura.
  • Objetivo: realizar diagnósticos dos cursos de formação de professores da UnB e elaborar propostas de ação que contribuam para a sua (re) qualificação.
Diagnóstico da situação das licenciaturas na UnB
  • Falta de identidade, de espaço e de representatividade das Licenciaturas nas Unidades Acadêmicas a que estão vinculadas;
  • Reduzido número de professores que atua com a(s) disciplina(s) de formação pedagógica;
  • Discriminação das Licenciaturas e de seus docentes, indicando que o movimento de valorização do magistério deve incluir a própria universidade;
  • Necessidade de estabelecimento de políticas institucionais voltadas a tornar os cursos de licenciatura mais atraentes para o jovem e para reduzir os índices de evasão em alguns cursos.
OBJETIVO CENTRAL DO PRODOCÊNCIA 2011

  • Compreender e qualificar a profissão docente em todos os âmbitos por meio de um processo colaborativo, tendo a prática docente como eixo norteador no diagnóstico e enfrentamento das fragilidades e potencialidades dos cursos de formação de professores da Universidade de Brasília.

Alguns objetivos específicos do Prodocência 2011

  • Fomentar e difundir experiências pedagógicas inovadoras e criativas em todos os níveis (ensino básico e superior), incluindo aqueles desenvolvidos em ambientes virtuais;
  • Propor mecanismos de valorização dos docentes que atuam nas Licenciaturas e da qualificação dos cursos de formação de professores;
  • Desenvolver possibilidades de práticas docentes para serem usados nas propostas curriculares dos cursos de Licenciatura da UnB.
  • Diagnosticar o perfil dos cursos de Licenciaturas da UnB bem como as causas da baixa demanda e da alta evasão de alguns cursos de Licenciatura da UnB;
  • Estabelecer políticas e ações reais de projetos inter e trans disciplinares com trabalhos colaborativos entre docentes, discentes e professores da rede escolar;
  • Inserir e guiar o licenciando de início de curso na docência da educação básica, estabelecendo políticas de integração com o Ensino Médio, estimulando, também, a procura pelos cursos de Licenciatura da UnB.
Fases do Projeto


  1. Levantamento e análise de dados sobre os cursos de Licenciatura da UnB
  2. Desenvolvimento de ações
  3. Avaliação dos resultados com propostas de inserção curriculares.

Cronograma de Execução

Outubro 2010 a julho de 2011:
1) Levantamento e análise de dados sobre os cursos de Licenciatura da UnB detalhamento de atividades conforme 3.1.)
Agosto de 2011 a julho de 2012:
2) Desenvolvimento de ações
(detalhamento conforme item 3.2.)
Janeiro de 2012 a outubro de 2012:
3) Avaliação dos resultados com propostas de inserção curriculares

Equipe Responsável

Coordenação Geral: Prof. Rozana Naves (LIP).
Coordenação Adjunta: Prof. Dra. Maria Lidia Bueno Fernandes (Pedagogia).
Coordenação curso de Letras: Prof. Dra. Eloisa Pilati; Prof. Dr. Alexandre Pilati.
Graduandos do curso de licenciatura em Letras com interesse, disponibilidade e o perfil desejado.